segunda-feira, 11 de abril de 2011

Educação: vista essa camisa!

Tem nome e gravura: vaga para deficiente, vaga para idoso. Mas quando é para tirar vantagem de alguma situação as pessoas adoram se passar por desentendidas, e ainda pior, inventam justificativas que nem a elas mesmas convencem.

“Ah, mas deficiente não dirige. Nunca vi nenhum dirigindo”

Dependendo da deficiência e da oportunidade que essa pessoa tenha, ela pode sim dirigir. Mas concordo que a maioria das pessoas deficientes não dirige. Mas eu lhe pergunto: E precisa dirigir? Se eu levo a minha irmã cadeirante ao shopping é mais cômodo para mim e para ela que estacionemos em uma vaga mais próxima da entrada. Da mesma forma seria com uma pessoa que usasse muletas ou qualquer outro impedimento ou dificuldade física, seja permanente ou temporária. Aí está uma boa chance pra você: Se jogue de um lugar relativamente alto, quebre as pernas e necessite usar muletas, assim você poderá usufruir desse prazer que você tanto procura: estacionar nas vagas destinadas aos deficientes. “E se eu for surdo eu posso estacionar nas vagas para deficientes?” Preciso mesmo responder? Deus deu bom senso a todos, saiba usá-lo.   

“Eu tenho ódio daqueles velhinhos que vão pro shopping, rodam em todas as lojas sem cansar e depois querem ser preferenciais na fila do banco”

Os idosos não podem e não devem ficar trancafiados em casa só porque são idosos. Eles também se divertem, também pagam contas, também almoçam fora, assim como você. Quando o idoso passa na sua frente na fila do banco não é porque ele vai cair teso, duro e morto se passar 5 minutos em pé, é por uma simples e ótima questão de qualidade de vida. Eles já viveram sessenta e cinco anos, você só viveu trinta, se alguém tem que ficar na fila do banco, que seja você, não o idoso. Os idosos tem mais é que fazer coisas que lhe dão prazer, já cuidaram de filhos, netos... Deixa as filas do banco para os jovens, só nos custa 5 minutos, não é tanto assim.

E a falta de educação não pára por aí. As pessoas mal educadas estão por todos os lados, em todos os lugares. Elas dão cria.

Hoje à noite fui ao supermercado e na hora de escolher o caixa, como todas as pessoas, eu observei o tamanho da fila e a quantidade de compras no carrinho. Quando a pessoa que estava na minha frente terminou de passar tudo, olhou pra mim com um sorriso amarelo e disse: “Er... Licença aqui, minha filha. É que ela esqueceu as carnes”. No “carrinho surpresa” da mulher devia conter, no mínimo, uns 12 kg de carne. Normal esquecer uma lata de milho verde, um pote de sorvete, uma coca-cola... Mas aquele monte de carne? Deu vontade de perguntar se era para o leão de estimação dela.

E parece que Banco é o local onde moram os mal-educados. Houve um tempo em 
que trabalhei num Banco. Todo início do mês era um escarcéu com todas aquelas pessoas querendo retirar o salário. Poxa, todos que estavam ali eram iguais, porque que sempre tem alguém que se acha mais especial e quer bancar o esperto? Nesse caso, a esperta.

O Banco estava dividido em duas filas: A dos saques (enorme) e a dos depósitos e pagamentos (mediana). Uma mulher, se achando melhor que os demais, entrou na fila dos depósitos porque percebeu que um dos caixas também fazia saque. Eu, que não gosto de injustiças, disse à mulher (como se ela já não soubesse) que aquela fila era apenas para depósitos e pagamentos. Com ar de arrogância e testando minha paciência, ela retirou uma nota de dois reais da bolsa e colocou num envelope de depósito.  Discretamente, eu retirei a opção de saque desse caixa. Ela demora o tempo de uma fila mediana, deposita dois reais em sua própria conta e vai sacar. “Opção indisponível”, disse a máquina.

- Porque não está sacando? (revoltada)
- Porque algumas pessoas, infelizmente, não estão respeitando a fila. Por isso, retirei a opção. Mas não se preocupe, você pode escolher uma das seis máquinas daquela fila maior.

Filas demoradas fazem parte do dia-a-dia, se todos perdem tempo com ela, porque eu não posso perder? O que me diferencia das outras pessoas?

 “Ah, mas todo mundo faz, porque eu não vou fazer?” Má educação não é direito de ninguém.

O mundo tá cheio de idiotas, se você, que não é idiota, passa a ser só por revolta, onde o mundo vai parar?
Mari Lima
11/04/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário