terça-feira, 26 de abril de 2011

Críticas construtivas


Quem nunca fez uma crítica construtiva, que atire a primeira pedra. Eu atiro. Tenho mais o que fazer!

É claro que opiniões diferentes sempre existirão! Eu mesma discordo das pessoas que conheço, das que não conheço e até das que ainda estão por nascer. É que o mundo está dividido entre dois tipos de pessoas: as que criticam e as que criticam construtivamente.

A diferença é que as pessoas que criticam falam o que deve ser dito, custe o que custar e ponto final. As pessoas que criticam construtivamente lhe levam ao fundo do poço, mas ainda querem permanecer suas amigas.

Não gosto de receber críticas de nenhuma forma, acho que ninguém gosta (gosta?). Mas, se a pessoa me disser que a crítica é construtiva e para o meu bem, eu faço exatamente o contrário. Ora, eu não pedi construção nenhuma!

Crítica é crítica, conselho é conselho, gente chata é gente chata. Não misture as coisas. Se você discorda da atitude de alguém, fale em tom de crítica. Se você achou horrível o quadro que ela pintou, diga que ficou feio (ou até bonito para não magoar), mas, por favor, não faça críticas em tom de amizade, isso irrita!

E sabe por que irrita?

Quando a crítica é construtiva, a gente não tem coragem de dizer: “Cuide da sua vida, que da minha própria construção cuido eu!”. A gente tem de engolir pelo bem dos bons modos. Mas, se a pessoa esculacha com uma atitude ou “feito” nosso, a gente revida e fica tudo bem. Continuamos nos achando certos e não refletimos sobre coisíssima alguma.

Pois, se a moda agora é dizer o que se pensa e esculachar com a vida do outro em tom de paz, me tirem dessa! Não quero sua opinião! Estou pouco me importando com o que você pensa e vá gastar suas críticas construtivas com os seus filhos.

Mais chata do que a crítica construtiva, só mesmo a pessoa que a faz. Blargh!

Mari Lima 
26/04/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário