domingo, 26 de junho de 2011

Casamento X Profissão?!

Você é do tempo em que as mulheres tinham de escolher entre profissão e casamento, ou é do tempo de hoje, mas insiste em viver no passado?

Parece que, teoricamente, as mulheres sabem que uma coisa não anula, necessariamente, a outra, mas, na prática, é tudo bem diferente.

Fulana namora com fulano há cinco anos e você faz a pergunta:

- Fulana, você pensa em casar quando?

- Ahh! Nem penso nisso! Quero me estabilizar financeiramente, ganhar minha independência...

Acontece que Fulana é mentirosa. Primeiro que ela pensa sim em casamento, e segundo que, para pensar, apenas “pensar”, bastar estar vivo. Não precisa de profissão e nem de dinheiro.

Eu mesma, aos 10 anos, ganhava $20,00 de mesada e construía minha casa do lego pensando no meu futuro marido, nos meus filhinhos e etc.

Claro que nem todas as mulheres querem casar, algumas não desejam mesmo constituir família e nem passar o resto da vida com um homem só. Mas, convenhamos, estas são minoria. Bem minoria.

Mas o bonito agora é dizer que não quer casar. Parece que casar virou sinônimo de “aproveitadora”, “preguiçosa”, “burra”... E por aí vai.

Enfim, aos olhos do mundo, uma mulher dizer que não pensa em casamento é digno. Mas só aos olhos do mundo, porque aos meus, soa como clichê de mulher sem personalidade.

Se me fazem a pergunta de quando eu vou me casar, eu simplesmente respondo o ano em que eu penso em me casar, embora não exista data nem noivado. Afinal, a pergunta foi sobre casamento, não sobre a quantidade de dinheiro que eu tenho ou sobre o que quero realizar antes de estar casada. Foi uma pergunta simples e de resposta ainda mais simples.


Quem foi que enfiou na cabeça das mulheres que elas têm de fingir que não querem casar? Quem enfiou na cabeça das mulheres que casamento anula trabalho? Certamente uma mulher muito chata que nunca casaria com ninguém.

A maioria das mulheres, enquanto respondem que nem pensam em casamento, processam aquela imagem já formada do vestido de noiva, da festa, da casa, do rostinho do primeiro filho e etc. É característica nossa! E é tão bonito! Porque vocês querem deixar que isso se perca? Porque não assumem que são românticas? Porque querem se igualar aos homens nas coisas bobas que eles dizem?

Não quero me casar e depender do dinheiro do meu marido, muito embora não julgue quem queira, mas assumo que penso em casar desde criancinha. Quero ser bem sucedida e ter um marido, quero ter dinheiro e filhos também. Desde quando preciso escolher entre sucesso e amor?

Mulheres, é muito mais inteligente unir o nosso sucesso e o nosso dinheiro ao sucesso e ao dinheiro de outra pessoa que a gente ama. Não é mesmo?

Pare de imitar os outros e reflita sobre o que você realmente quer. Não é vergonhoso querer tudo que a vida pode lhe oferecer, vergonhoso é mentir achando que os outros estão acreditando. Comigo não cola, tá? Logo lhe aviso.

Mari Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário