terça-feira, 23 de julho de 2013

Mãe ama infinito

É. Eu tô nostálgica.

Eu não sei sobre a família de vocês - aliás, eu sei um pouco sim. Toda família tem um pouco de amor, um pouco de loucura e alguma tristeza – mas na minha família, as mães tem mania de perseguição: minha mãe, minha tia, minha avó e agora também a minha irmã, que entrou pro time das mães enlouquecidas, acham que nós as culpamos por tudo!

É porque a gente pega aquele álbum antigo cheio de poeira, que fica embaixo do centro da sala ou no maleiro do guarda-roupa, e encontra o quê? Você e suas irmãs com um modelito deveras duvidoso que a sua mãe juuura que era moda! Aí você pesquisa toda a história da moda, desde 1900, e não encontra nada parecido.

Aí a gente cresce e começa a namorar. Se o namorado é estiloso, a mãe diz que é maconheiro-vagabundo-sem-futuro, e se for muito certinho, é porque é sonso e quer lhe engravidar. Aí quando o namoro não dá certo a gente culpa a mãe, que sabia que ele era maconheiro-vagabundo-sem-futuro, e mesmo assim deixou a gente engravidar. E se a mãe proíbe o namoro a gente passa o resto da vida pensando que ela nos privou do amor da nossa vida.

De um jeito ou de outro, a culpa é sempre da mãe. Mãe erra mesmo. Fazer o quê? Ser mãe é um emprego pra vida toda e sem direito a aposentadoria. Imagina a quantidade de erros que você cometeria em 20, 30, 40 anos de profissão? A diferença é que mãe, independente dos erros, é sempre perfeita, com direito a foto de funcionária do mês e tudo.

A gente tem escola pra educar, pai pra dar bronca, avó pra mimar e todo o resto da família pra nos ensinar coisas boas, mas aprender a ser gente mesmo... isso a gente aprende com a mãe.

Mãe é aquela que diz pra gente não aceitar o brigadeiro na primeira vez que oferecem (mesmo que a gente esteja morrendo de vontade). Mãe é aquela que mata só com um olhar quando a gente esquece de dizer “obrigada”, “com licença” ou “por favor”. Mãe é aquela que diz que a gente vai morrer, se a gente provar algum tipo de droga. Mãe é aquela que grita na beira da praia dizendo que a gente tá muito no fundo. Mãe é aquela que mata a gente de vergonha quando liga pra todas as vizinhas pra dizer que a gente “virou moça”. É. Mãe mata a gente de vergonha! E de muito amor também.

Algumas já se foram, outras não. Algumas estão velhinhas precisando do nosso cuidado, outras não. Algumas estão pertinho fazendo almoço e outros miminhos, já algumas estão longe e bem guardadinhas no coração. Essa última é a minha. 

E não importa a distância ou o que o destino nos reserve... Mãe ama em círculos. Mãe tem amor infinito.

Um comentário: