sábado, 2 de junho de 2012

Festas Juninas pra quem não leu (texto já publicado em junho do ano passado)

A minha filosofia de vida é: eu não danço quadrilha. Primeiro que é chato e segundo que não faz sentido.

O cara da banda diz: “Escolham seus pares, nós vamos começar a quadrilha!”

Oi? Pra quê escolher o meu par se vocês vão ficar fazendo um sangê sem fim? Porque quadrilha é assim, a gente passa os primeiros dois segundos com o nosso par, depois passa pela mão de todos os homens da festa e quando a gente fica feliz que chegamos ao nosso par novamente... A quadrilha acaba! Agora me responda, isso faz sentido?

Sem falar que quadrilha é o tipo de “divertimento” para pessoas socialmente bem resolvidas. Para as envergonhadas é um tormento! A minha segunda filosofia de vida é: eu não danço com pessoas desconhecidas. Por quê? Primeiro que eu não sou obrigada e segundo que é constrangedor. Dançar com um desconhecido da festa, pra mim, é o mesmo que passar na rua, olhar pra qualquer homem e dizer: “E aí? Vamos fazer um balancê”?

Sem falar que a maior tensão da quadrilha é não saber com quem você vai fazer o próximo balancê. E é incrível como sempre, sempre mesmo, eu faço o balancê com o jogador de basquete, o Jô Soares, o velhinho sem ritmo...

E as comidas típicas? Tudo bem as pessoas gostarem de comida de milho. Mas precisa mesmo ser tudinho de milho? Imagina você, que adora queijo, chegar em um restaurante e o cardápio ser: bolinho de queijo, pastel de queijo, fondue de queijo, pão de queijo e cheesecake de sobremesa? Eu até gosto de comidas de milho, mas tradição também tem limite! Uma pizza no cardápio das festas juninas não iria mal.

Além da quadrilha e das comidas totalmente típicas, eu também mudaria algumas pequenas coisas. Como, por exemplo, gente que dança esquisito. O que me incomoda não é se o casal dança bem ou mal... É o nível de empolgação! Festa junina não é o extinto “Mini pagodeirinhos” do Raul Gil e nem a “Dança dos famosos” do Faustão. Contenham-se!

E os fogos? Alguém me explica a graça, a felicidade, o divertimento, a paixão, o amor de soltar fogos? Fogos promovem barulho, acidentes e matam cachorros de susto e tremelique. Nada mais.

E para concluir, eu também exterminaria das festas juninas as moçoilas que não sabem se vestir adequadamente. Não existe nada mais fácil na vida do que se vestir para uma festa de São João. São apenas três opções: roupa tipicamente junina, qualquer blusa ou vestido quadriculado ou roupa normal, já que ninguém é obrigado a entrar no clima da pamonha e da canjica.

Só que sempre tem uma menina que usa a única opção que não pode: a de matuta-prostituta. Nada contra as prostitutas, mas vestir uma saia quase mostrando a calcinha, com uma meia arrastão e um corcelet estufando os peitos, não é matutisse, é festa à fantasia e a pessoa escolheu ir de coelhinha da playboy.

Por essas e outras que festas juninas sem quadrilha, fogos, gente que dança esquisito, comidas totalmente típicas e gente que se veste inadequadamente, seriam ótimas festas. Eu iria para elas todos os finais de semana, caso existissem.

Mari Lima

Um comentário:

  1. Ai, ai, ai! Adoro ler os seus textos! Com um senso de humor crítico e muito inteligente. Essa da coelhinha da playboy foi ótima! kkkkk
    Bianca (amiga de Renata)

    ResponderExcluir